Blog Layout

Padronização de inspeção de carga: Desafios e como superá-los

May 02, 2023

Sabemos o quanto é desafiante manter processos de inspeção de carga padronizados, sejam desafios com a equipe, tipo de produto a ser transportado ou ter as informações centralizadas. No entanto, não deixe que as complexidades desses processos o tire do sério.


Neste blog, você vai aprender a como se livrar das dores de cabeça por falta de padronização e estruturar seus processos de uma maneira fácil e eficiente.


Por que é importante inspeção de carga?


Todos os envolvidos nos processos de logística sabem bem da importância de realizar inspeção visual de carga. As inspeções acontecem em diferentes lugares e são vitais para o sucesso do gerenciamento da cadeia de suprimentos. 

As inspeções de carga são essenciais para garantir o controle de entrada e saída de produtos e que os regulamentos sejam cumpridos, consequentemente prevenindo avarias de produtos e custos indesejáveis.

Importancia da inspeção de carga

Os desafios da padronização


A padronização das inspeções de carga não é uma tarefa fácil. A carga pode ser muito diversificada, desde aço até abacates, diferindo em forma, tamanho e peso. Devido a isso, é necessário adotar uma abordagem específica para supervisioná-la, o que torna a padronização um desafio. 


Transporte de mercadorias frágeis


Alguns itens são mais frágeis do que outros e precisam ser manuseados com cuidado. Isto se aplica especialmente ao manuseio de alimentos, fatores precisam ser levados em consideração para que os testes de amostra sejam feitos e a qualidade do produto seja mantido.


O trabalho de padronizar as inspeções de carga de mercadorias frágeis pode ser resolvido com flexibilidade, desde que todos os colaboradores envolvidos no processo de inspeção e transporte recebam treinamento adequado na identificação e manuseio de mercadorias. É importante fornecer treinamento contínuo para garantir que a equipe se mantenha atualizada sobre as melhores práticas.

manuseio de produtos frageis

Regras e Regulamentos


Como as mercadorias podem atravessar diferentes países e regiões, existe uma série de leis e regulamentos diferentes para cada alfândega, com grandes discrepâncias entre alguns. Os desafios com a padronização podem ser minimizados por meio de pesquisas minuciosas e regulares para entender as regras de inspeção nos países onde se opera. 


Criar uma relação amigável de trabalho com colaboradores da alfândega e outros órgãos reguladores ajudaria a facilitar o processo de inspeção e garantir a conformidade.

 

Investimento


Pode ser necessário um investimento em determinados equipamentos de tecnologia e treinamentos. Muitas vezes há uma resistência à mudança por parte da equipe ou orçamento limitado dificultando financeiramente a implementação em empresas menores. No entanto, o investimento seria indiscutivelmente compensador a longo prazo. 

A implementação de tecnologia em logística nem sempre tem que ser complexa, mesmo algo tão comum como seu celular pode ser uma ferramenta muito útil. 


Com apenas o seu celular e a ajuda da Cargosnap, sua equipe pode acessar as informações da inspeção em tempo real e se comunicar de qualquer lugar. Etapas indispensáveis como tirar fotos, preencher formulários ou checklists podem ser concluídas em alguns minutos.

Using mobile phone to take images of container

Agilize seus processos


A padronização de processos desempenha uma papel importante na gestão de operações de logística, ajudando a reduzir o tempo que um colaborador tem para completar um processo e riscos de avarias de produtos. 


Inspeções realizadas de forma consistente e padronizadas leva a uma melhor comunicação, melhora a produtividade e cria uma gestão da cadeia de suprimentos transparente.

 

Deseja aumentar a eficiência e agilizar seus processos operacionais? Leia mais sobre como a transformação digital irá impulsionar seus negócios.

Share by: