Blog Layout

Como escolher o melhor sistema de WMS para o seu armazém

Bruna Ribeiro • Jan 05, 2024

Como profissional de logística, você sabe quão desafiador é gerenciar um armazém. Lidar com múltiplos produtos, clientes, especificações e solicitações. Precisa garantir que as mercadorias certas sejam entregues no momento e local certos, pelo menor custo. Ao mesmo tempo, você tenta manter um serviço de qualidade, e tudo isso com recursos e espaço limitados. 


Então, como você enfrenta esses desafios e melhora seu armazém? Uma ótima maneira é usando um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). 

O que considerar antes de adquirir um sistema WMS?

Existem muitas soluções WMS disponíveis no mercado, mas nem todas são adequadas para as necessidades específicas de suas operações. Para escolher o WMS certo para o seu armazém, você precisa considerar vários fatores, como: 


  • Tamanho e complexidade do armazém: Quantos produtos, clientes e pedidos você lida? Quantas localizações, zonas e caixas você tem? Quão complexos são seus fluxos de trabalho e regras? 


  • Tipo de produtos: Quais são as características, dimensões e pesos de seus produtos? Como você armazena, manuseia e embala eles? Eles têm requisitos especiais, como temperatura, umidade ou datas de validade? 


  • Customização e integração: Quão flexível e adaptável é o WMS aos seus processos e requisitos de negócios específicos? Quão facilmente ele pode se integrar aos seus sistemas existentes, como ERP, CRM ou TMS? 


  • Escalabilidade e confiabilidade do WMS: Quão bem o WMS pode lidar com seu crescimento e demanda atuais e futuros? Quão seguro e estável é o WMS e seus dados? 



  • Custo e retorno sobre o investimento: Quanto custa para comprar, implementar e manter o WMS? Quanto tempo leva para ver os benefícios e economias ao usar o WMS? 


Quais são recursos essenciais de um WMS que você precisa saber? 

Um sistema de gerenciamento de armazém ajuda você a gerenciar suas operações, mas quais recursos específicos te ajudam a  alcançar essas vantagens? Explore algumas funcionalidades: 


  • Gestão de inventário: Rastreie e controle seus níveis de inventário, localizações e movimentos. Ajuda a otimizar seus processos de reabastecimento e contagem cíclica. Também suporta requisitos especiais, como rastreamento de lote, número de série, data de validade ou material perigoso. 


  • Recebimento e armazenamento: Gerencie e automatize o processo de recebimento de bens e materiais de seus fornecedores ou vendedores, você atribui as melhores localizações e rotas de armazenamento para seus produtos com base em critérios, como tamanho, peso, tipo ou demanda. 


  • Picking e embalagem: Otimize e simplifique o processo de picking e embalagem de pedidos para seus clientes ou clientes. Ele também ajuda a reduzir erros e melhorar a precisão usando tecnologias, como leitura de código de barras, RFID, picking por voz ou pick-to-light. 


  • Envio e entrega: Coordene e execute o processo de envio e entrega de pedidos para seus clientes. Ajuda a integrar com outros sistemas, como gerenciamento de transporte (TMS), serviços de transporte ou plataformas de comércio eletrônico, para garantir uma entrega econômica. 


  • Relatórios e análises: Monitore e meça o desempenho e a eficiência de seu armazém. Você pode gerar e acessar vários relatórios e painéis que fornecem insights valiosos e dados sobre seu inventário, operações e recursos. 

Diferentes operações de logística exigem diferentes sistemas WMS

Ao avaliar o que sua empresa precisa, talvez precise de diferentes tipos de sistemas WMS. Aqui estão alguns exemplos para diferentes operações de logística: 


E-commerce: Se você é um varejista online ou um provedor de logística terceirizado que lida com pedidos de e-commerce, você precisa de um WMS que possa suportar o cumprimento omnichannel, picking e embalagem rápidos e precisos e integração perfeita com plataformas online e transportadoras. 
 

  • Oracle Warehouse Management Cloud: Uma solução baseada em nuvem que oferece visibilidade em tempo real, escalabilidade e reatividade ao mercado. Ela também permite que você use tecnologias avançadas, como robótica para melhorar sua produtividade e experiência do cliente. 


  • Logiwa WMS: Um WMS baseado em nuvem adaptado para uma demanda de alto volume e operações de e-commerce. Oferece recursos como gerenciamento de inventário, cumprimento de pedidos, envio, devoluções e integrações com várias plataformas e marketplaces. 

 

Fabricação e distribuição:
Se você gerencia um portfólio de produtos grande e diversificado, precisa de um WMS que possa lidar com gerenciamento de inventário complexo, controle de qualidade e rastreabilidade, como: 


  • SAP Extended Warehouse Management: Uma solução de software que oferece funcionalidade abrangente e integração com SAP ERP e outros sistemas. Ele também permite que você otimize a utilização de recursos e fluxos de materiais e cumpra padrões e regulamentos da indústria. 


  • Microsoft Dynamics 365 Supply Chain Management: Fornece uma solução abrangente para gerenciar toda a cadeia de suprimentos. Oferece recursos como previsão de demanda, planejamento de produção, gerenciamento de inventário, cumprimento de pedidos e gerenciamento de transporte. 


  • Oracle Fusion Cloud Warehouse Management: Uma solução moderna e escalável para operações de armazém. Oferece recursos como gerenciamento de inventário, cumprimento de pedidos, logística de entrada e saída e automação de armazém. 


  • Tecsys WMS: Projetado para o futuro de várias indústrias, como saúde, varejo, distribuição e produção. Ele fornece recursos como picking avançado, armazenamento, reabastecimento, cross-docking, gerenciamento de mão de obra e análises. 


  • Aptean WMS: Um WMS que ajuda as empresas a otimizar suas operações e aumentar a eficiência, precisão e satisfação do cliente. Oferece recursos como leitura de código de barras, picking por voz, RFID, slotting, kitting e controle de qualidade. 


  • Infor WMS: Um WMS que aproveita a inteligência artificial e automação para melhorar o desempenho e a agilidade do armazém. Oferece recursos como otimização de inventário, gerenciamento de mão de obra, gerenciamento de tarefas e sistema de execução de armazém. 



  • Luminate Logistics: Um WMS que faz parte da plataforma Blue Yonder Luminate, que usa nuvem e inteligência artificial para fornecer visibilidade e otimização da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Oferece recursos como otimização de armazém, gerenciamento de inventário, gerenciamento de mão de obra e orquestração de cumprimento. 


Escolhas fundamentais para o sucesso

Selecionar o sistema certo é uma decisão crucial que terá um impacto significativo na eficiência operacional e no sucesso da sua empresa. Ao avaliar cuidadosamente suas necessidades únicas, considerando escalabilidade, capacidades de integração e facilidade de uso, você pode tomar uma decisão informada. 


 

Lembre-se, o melhor WMS nem sempre é o mais caro ou com mais recursos; é aquele que se integra perfeitamente aos seus processos existentes, otimiza fluxos de trabalho e aprimora o seu negócio. 


 

Curioso sobre como treinar sua equipe de forma eficiente no uso de um novo WMS? Confira algumas dicas aqui.

Share by: