Blog Layout

Top 4 dicas para lidar com sua reclamação com mais rapidez

Lina Jasutiene • Apr 16, 2020
Carga avariada

 Estamos orgulhosos em apresentar nosso primeiro convidado no blog: Lina Jasutiene é CEO da Recoupex, uma excelente ajuda para as empresas de logística que precisam lidar com avarias, mas não têm tempo ou experiência.


Você sabe o quanto é estressante ter umaperda ou dano de carga e provavelmente ter um grande prejuízo financeiro. Então vamos falar sobre algo tão querido no coração de todos: dinheiro. 


Reivindicar perdas ou danos de carga a transportadoras torna-se cada vez mais difícil. Neste blog, você vai aprender como aumentar significativamente a probabilidade de receber uma indenização de danos de mercadoria.


1. Agilidade é importante


É perfeitamente normal pedir indenização da parte responsável. Quem danificou sua carga, tem que pagar por isso. Não é a seguradora, não é você, e sim, a parte responsável.


A verdade é que quanto mais você demora, menos chances tem de receber a indenização. Portanto, colete evidências dos danos o mais rápido possível.


 2. Mostre o dano

As transportadoras “esquecem” de declarar em seus procedimentos de reclamação que esperam que o reclamante apresente os danos o mais rápido possível.


Nove em cada dez embarques, a carga é danificada em trânsito e o responsável se esquece de tirar fotos. Normalmente, eles descarregam a carga, devolvem o container vazio e só então abre uma reclamação. Adivinha qual indenização que ele irá receber? Nenhuma!


Perda de carga

Abaixo os 5 passos de como acelerar a indenização e coletar evidências precisas de que sua carga foi entregue danificada e não fui sua culpa.

Para evitar que isso aconteça com você, aqui estão 5 passos de como acelerar o processo de indenização e coletar evidências de que sua carga foi entregue danificada e a culpa não é sua.


  • Passo 1

Para coletar evidências visuais sua equipe precisa apenas de um celular.


  • Passo 2

Tire fotos do número do container. Em seguida, tire fotos que evidenciem que o container estava danificado (furado, caído, danos na coluna do canto, etc), em mau estado (ferrugem forte, amassados, juntas de porta velhas, etc) ou estava submerso (linhas de água visíveis nos painéis laterais, etc). As fotos devem ser tiradas de fora e dentro do container.


  • Passo 3

A próxima foto deve mostrar que a carga foi devidamente estufada dentro do container (certifique-se se o transportador embalou, estufou e lacrou o container de maneira adequada no momento da estufagem).


  • Passo 4

Tente mostrar a extensão do dano ao tirar a foto. Foi apenas 1 saco de arroz encharcado na água ou metade do container?


  • Passo 5

Tire todas as fotos antes de devolver o container vazio. Se possível, mostre a hora em que a foto foi tirada e envie imediatamente para a transportadora junto com a reclamação.


A Cargosnap foi criada para te ajudar com isso. Uma ferramenta que possibilita o usuário a tirad fotos de carga e acompanhar todas as inspeções em um só lugar. Sua equipe terá todos os dados da mercadoria de forma segura e disponível para todos online.


 3. Convide a transportadora para a festa

Este é um procedimento legal que você deve cumprir, independentemente do responsável participar da vistoria ou não, convide-o. Certifique-se de que o container esteja disponível para ser inspecionado durante a vistoria.

4. Acompanhe sua reclamação regularmente

Acompanhe sua reclamação com a transportadora, seja consistente. Já vimos muitas reivindicações “morrerem”, só porque o reclamante se esqueceu de acompanhar a indenização ou a transportadora intencionalmente arrastou o caso até que o tempo prescreveu!


Se você enviou o documento da carga, fatura, lista de embalagem, fotos da carga danificada e algumas outras evidências que testemunharam os danos, não perca uma batalha por falta de acompanhamento. Não faça isso amanhã, faça hoje! Caso esteja em dúvida se precisa de seguro transporte de carga, pergunte a si mesmo se seria capaz de cobrir o custo de substituir as mercadorias caso elas fossem perdidas ou danificadas durante o transporte.

Receba sua indenização sem dores de cabeça

Receber indenização não é um processo místico e acontece com muita frequência. A realidade é que a maioria das transportadoras querem que a indenização seja apenas paga, mas não enfatizam em resolver a reclamação.


Quer saber como a Suzano reduziu danos de carga em 81%?
Leia o estudo de caso aqui.



A missão da Recoupex é ajudar a criar um procedimento transparente e direto para empresas que não têm certeza de seus direitos ou não têm experiência para iniciar um processo de indenização por conta própria.

Share by: